sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cerveja, seus benefícios e males.

Não sou um consumidor fluente da cerveja, bebo-a raramente ou quando não tenho uma outra opção. Andei lendo vários artigos em uma pesquisa sobre a cerveja por ouvir muitas estórias sobre a mesma, vi alguns mitos e verdades, quero nesse texto mostrar seus lados positivos e negativos. Então mãos a obras.
           


- Pontos positivos


            A cerveja é considerada uma bebida saudável. Ela trás alguns benefícios positivos para uma boa dieta e também para o nosso organismo, pois contém alguns cereais em sua produção como o trigo, a cevada malta, o arroz, o lúpulo e/ou às vezes o milho. Em meio a esses ingredientes ela também é constituída por 93% de água que é uma fonte essencial, assim fazendo uma dieta equilibrada. É rica em vitaminas essenciais e inúmeros sais minerais elevando seu teor de potássio e baixo valor de sódio indispensável em uma tensão sanguínea.  Tem teor de cálcio baixo e é substancial em magnésio o que auxilia a proteção na formação de pedra na vesícula. Previne a desclassificação óssea porque contém lúpulo que ajuda nesta prevenção. Um consumo diário (33cl de cerveja igual à cerca de 13g de álcool) é referência capaz de reduzir em uma média de 40% no risco da formação de pedras nos rins. 



O consumo moderado da cerveja ajuda e diminui o risco de doenças cardiovasculares e não contribui para a obesidade, segundo alguns estudos feitos nas Universidades de Londres e do Porto, estudos realizados pelo Professor Martin Bobak e uma equipe de investigadores do departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College de Londres. A queda do mito da "barriga de cerveja" se vê reforçado por outro estudo de especialistas espanhóis, segundo o qual o consumo moderado de cerveja não altera o peso nem a massa corporal. A especialista Ascensión Marcos, do Departamento de Metabolismo e Nutrição do Conselho Superior de Pesquisas Científicas espanhol, ressalta que "a cerveja é uma bebida composta por quatro ingredientes naturais, que contém muito pouco álcool, nada de gordura e 45 calorias por cada 100 mililitros ingeridos". Muitas pesquisas confirmam que o consumo moderado de cerveja não altera a massa corporal nem o peso. 





Além de tudo isso, pode ser encontrado também:

1 - 93% de água. Os adultos necessitam de mais de dois litros de água por dia. Comparada com outras bebidas alcoólicas, a cerveja combate melhor a sede pelo seu alto conteúdo de água, que compensa os efeitos desidratantes do álcool.

2 - Álcool (etanol) 3,4%-9%. Se for ingerido em doses moderadas, o álcool contribui para evitar a acumulação de gordura nas paredes arteriais.

3 - Hidratos de carbono 2% a 3%. Proporciona cerca de 15g da maior fonte de energia do corpo humano.

4 - Calorias. 33 cl de uma cerveja normal contêm cerca de 150 kilocalorias, menos 60 do que um refrigerante de cola, com a vantagem acrescida de não provocar cáries. Com certeza que 9 em cada 10 dentistas lha recomendariam.

5 - Gorduras. Zero... Tinha dúvidas?

6 - Magnésio (48mg, 12% da DDR*) e silício (6mg). O consumo de cerveja associa-se a uma maior densidade mineral nos ossos, actuando como factor preventivo face à osteoporose.

7 - Potássio (190mg, 12% da DDR). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.

8 - Vitamina B12 (0,8mcg, 48% da DDR). Produz serotonina e dopamina, as duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar.

9 - Vitamina B2 - Riboflavina (8% da DDR). Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também actua como cicatrizante.

10 - Vitamina B5 - Ácido Panthoténico (4% da DDR). Sintetiza os lípidos e o açúcar dos alimentos. Essencial para digerir as batatas bravas.

11 - Vitamina B3 - Niacina (6 mcg, 8% da DDR). Ajuda a queimar os hidratos de carbono e as gorduras, e atrasa a formação de cabelos brancos.








- Pontos negativos



Ela também é vilã. Fazer consumo de barriga vazia pode causar hiperglicemia (baixas taxas de açúcar no sangue). O consumo demasiado de bebidas alcoólicas pode agravar a diurese (a produção de urina pelo rim) e a desidratação levando com isso à perda de importantes vitaminas hidrossolúveis (C e Complexo B) e minerais como Cálcio, Zinco e Magnésio. Se houver uso continuo pode levar a dependência do alcoolismo, assim complicando um convívio social da pessoa. Também a riscos de efeito colateral, o uso crônico pode causar sérios problemas no fígado, doenças no aparelho digestivo (úlcera e gastrite), ter complicações na fertilidade, aumenta o risco de doenças cardio respiratórias e infartos e umas das sensações desagradáveis que vem após o consumo a famosa “ressaca”.




Espero ter ajudado há muitas dúvidas contidas, agora chega de papo furado e vamos para um “buteco”, mas sempre lembrando nada de abusar, beba moderadamente, pois beber é saudável. 




Um comentário: