quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Uma trajetória nada fácil

Muitas pessoas descrevem que parar de fumar seja algo difícil, vou tenta explicar o porquê da dificuldade. A nicotina causa uma dependência química instantânea, fazendo com que a pessoa se torne compulsiva pelo vicio e unindo a função da prática e dos componentes químicos viciantes, você transforma o ato de fumar em um hábito. Fumar ou não fumar é uma escolha pessoal, todos sabem que durante décadas o ato de fumar era uma questão de status, moda e charme. Enfim vamos ao que interessa não é?




Obstáculo para parar de fumar

Para transmutar o feito de não-fumar em hábito você precisa ter muita força de vontade porque não adianta dizer da boca para fora que irá mudar. Sempre tive muita ansiedade e nervosismo então o cigarro me ajudava a conter uma pouco isso. Muitos fumantes associam algumas coisas ao cigarro como: café, bebida, refrigerante dentre outros, por tanto toda vez que tomar um cafezinho você vai lembrar do cigarro, que ir aos poucos, se acostumando com a nova idéia porque não é de um dia para o outro que tudo irá mudar.




Motivos pelos quais parei

Sim já fui um fumante compulsivo. Comecei a fumar bem jovem e por curiosidade, no começo fumava escondido longe de tudo e de todos não era aquele moleque que pagava de foda porque tinha um cigarro na boca muito pelo contrário, ao longo do tempo fui pegando gosto pelo tabaco e conforme o tempo passava ia abrindo mão do meu segredo e passando a fumar em lugares públicos sem medo de mostrar o meu vicio. Agora vou ser sincero com vocês fumar é muito gostoso porque da uma sensação de alívio, quando a nicotina chega ao cérebro ativa a parte do prazer fazendo com que nossos músculos e sistema nervoso relaxem e nos sintamos mais leves. Parei de fumar meio que de ‘supetão’, eu tinha duas opções: a primeira era continuar fumando, me degradando aos poucos e perde quem eu mais amava ou a segunda alternativa que era parar de fumar levando uma vida saudável com que me faz tão bem. Claro que optei pela segunda opção e garanto que foi a melhor decisão a ser tomada.




Consequências que tive logo após largar a nicotina

Assim que deixei a minha vida de fumante houve algumas dificuldades, a primeira coisa que reparei foi que meus dentes estavam super amarelos devido ao tabaco. Sempre tive problemas com imunidade baixa, no entanto quando comecei a fumar minha imunidade ficou mais baixa ainda então levei um tempo para voltar ao normal, tive tambem problemas com respiração, eu mal podia correr e jogar aquela “pelada” com os amigos nem pensar. Nos primeiros dias de abstinência foi bem complicada eu via pessoas com cigarro fumando constantemente, sentia o cheiro da fumaça a duas quadras de distância, comecei a ter insônia todos os dias e quando dormia acordava no outro dia com gosto de cigarro na boca como se tivesse fumado a noite inteira, e pelo fato de fumar alguns anos tinha a aparência de ser bem mais velho do que a idade que eu possuía sem falar que acabei me afastando de amigos para evitar que caísse novamente no meu erro. Levei dias para deixar meu organismo limpo da nicotina, entretanto obtive sucesso. Fumei durante sete anos ainda bem que tive tempo de parar por tanto as minhas consequências não foram tão fortes quanto à daqueles que fumam a mais de 20 anos.




Depois de um ano e um mês sem o cigarro


No começo eu não aceitava muito a idéia era uma pressão enorme para mim, porem hoje me sinto uma pessoa mais saudável claro que não sou cem porcento, mas muito melhor do que na época em que chegava a fumar cinco carteiras de cigarro, agora posso correr, praticar esportes sem perder o fôlego e ter ótimas noites de sono. E muitas pessoas voltaram a se aproximar de mim, sem falar que hoje o meu relacionamento com meus pais e minha namorada é muito melhor. 








2 comentários:

  1. Parabéns! És um vencedor.
    Que bom que deste uma chance para o teu organismo.
    O cigarro mata aos poucos assim como o álcool e as pessoas não vêem como drogas...
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Pô valeu Sonia. Então cigarro na minha opinião é muito pior que maconha e outras drogas, ela mata aos poucos e pra se liberta de lá é bem complicado. Eu consegui e hoje to ai na atividade rs

    ResponderExcluir