quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Realmente quem é o culpado por está tragédia?


Esperei alguns dias para postar sobre o assunto afim de não fica algo tão saturado, levando em consideração que foi muito discutido o assunto. Chega de papo fiado e vamos ao que interessa. 



Nestas últimas semanas mais uma vez se destacou a novela das enchentes que ocorrem todos os inícios de ano na cidade do Rio de Janeiro - nas regiões serranas da cidade, em São Paulo e nas regiões sul e leste do Estado de Minas Gerais. Em todos os lugares de telecomunicação se falou sobre o assunto, e o tamanho da tragédia causada pela força da natureza. É evidente que houve muitas perdas tanto bens materiais como vidas que foram perdidas nesta catástrofe, e olha que é um número assustador de mortes, além do mais isto tambem mexe bastante com o psicológico das vítimas deixa inúmeras delas bem abaladas.





Agora vamos falar sobre os culpados e sobre a importância de ter responsabilidades para não degradar o meio ambiente de tal forma com que ele revide toda a sua fúria sobre nós. Há dois culpados que influenciam sobre este acontecido, são eles:

  • A população – um dos maiores contribuintes para as enchentes, muitas pessoas não têm conscientização e vão jogando lixo nas ruas, nas encostas, córregos, bueiros e margens de rios. Quando o lixo é depositado nos rios acaba causando o assoreamento assim fazendo com que eles não aguentam a água da chuva e acabam transbordando, deixando cada vez mais agravante a situação.


  • O governo – tambem tem sua parte nesta história, muitos governantes fazem descaso da situação e finge não ver as necessidades que a população carece, sem falar na precariedade de como é recolhido o lixo, sem dúvidas é lastimável, em alguns lugares a coleta é feita uma vez por mês isso quando é feita e não tem só isso, o governo poderia dar melhorias na infra-estrutura de obras preventivas, assim evitando enormes perdas de muitas famílias pobres.






Estava lendo uma nota em um site que não me recordo qual é, onde o engenheiro Hassan Barakt diz: “Quando ambos, governo e população cumprem seus deveres, as enchentes podem ser mais raras. Alagamento sempre acontecerá. Se chover mais do que o solo aguenta, é claro que ele vai transbordar. Mas, se a população é consciente, podemos evitar um desastre” afirma o engenheiro.

Claro que tudo depende da população e governo se unirem para um melhor resultado, isso não depende só de um ou de outro. Quando esse fator entrar em concordância a situação vai ser diferente e com certeza haverá uma melhor condição para se viver. O fato é a conscientização de ambas as partes. 



2 comentários:

  1. Concordo q deve haver uma parceria. Tem uma cidade que não recordo a prefeitura investe em infra-estrutura pois diz ser mais barato q refazer o estrago..
    Uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito mais viável investir na infra-estrutura do que ter gastos demasiado com os estragos causados. O que me indigna é que a defesa civil sabia os riscos sobre a enchente e os deslizamento e algo que me revolta é essa população 'PORCA' que larga lixo por ai, sabendo os riscos que podem causa além das doenças não sei se são porcos ou burros, sinceramente.

    ResponderExcluir